Metrô de SP lança aplicativo para receber denúncias de passageiros

17/06/2017 - Usuários podem comunicar emergências, como casos de abuso sexual, e problemas operacionais durante viagens. Ferramenta acelera atendimento às queixas, diz Metrô.

Fonte.: G1 - São Paulo


Imagem

O Metrô de São Paulo lançou um aplicativo para que os passageiros possam comunicar emergências e problemas operacionais ou de segurança durante as viagens. O app, chamado Conecta, já está disponível nas lojas virtuais e é gratuito.

A nova ferramenta foi lançada há cerca de dez dias e promete respostas mais rápidas às denúncias dos usuários do transporte público. Na primeira semana de funcionamento o aplicativo já foi baixado por 3,3 mil pessoas, que já fizeram cerca de 500 queixas.

Os casos de abuso sexual são prioritários e passam na frente de qualquer outra comunicação. Além de mandar a mensagem, o passageiro pode enviar fotos e vídeos.

As mensagens enviadas agora caem direto no sistema do Metrô, no Centro de Controle Operacional. Na mesma hora, um funcionário da segurança aciona o setor responsável para verificar a denúncia. Caso falte alguma informação na queixa, o próprio operador entra em contato com o denunciante, estabelecendo uma conversa.

“O imediatismo é a diferença. O Conecta garante que a imagem chegue quase instantaneamente. Com o SMS, nós não temos mais essa garantia, em função da mudança de tecnologia”, celebra o coordenador de atendimento e serviço do Metrô, Marcos Borges.

Se depender da quantidade de falhas operacionais do Metrô, os encarregados de receber e atender às comunicações terão trabalho. Só neste ano, foram 106 problemas em trens ou equipamentos de via, segundo levantamento do SP2. A campeã em falhas é a Linha 1-Azul, com 42, seguida pelo Linha 3-Vermelha, com 26.