Após atrasos, EMTU diz que terminal do corredor Itapevi-São Paulo começa a operar até junho

21/03/2017 - Serviço que facilitará acesso de pessoas de várias cidades à capital foi prometido para operar de forma completa a partir de 2014, mas segue em obras.

Fonte.: G1 - São Paulo


Imagem

O corredor de ônibus Itapevi-São Paulo, anunciado pelo governo de São Paulo operar parcialmente a partir de 2012, vai finalmente ter uma parte de sua estrutura inaugurada, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Trata-se do terminal km 21, que será entregue até junho em Osasco.

O corredor terá quase 24 km de extensão saindo do Terminal Itapevi e passando por Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco até chegar ao Terminal Yara, na Zona Oeste de São Paulo. A previsão é atender 90 mil pessoas por dia.
 
As obras começaram em 2011. O primeiro considerado prioritário, entre Jandira e Barueri, foi prometido para 2012. Considerando os outros trechos, a obra deveria estar completamente finalizada em 2014.
 
A EMTU afirma que enfrentou problemas já que as duas empresas contratadas para fazer o trecho prioritário faliram. O trecho agora é prometido apenas para dezembro. Em outro trecho, a empresa teve de esperar dois anos até a Justiça autorizar que um trecho ocupado por famílias fosse usado pela empresa. O trecho entre Osasco e Vila Yara ainda não tem obras. A licitação deve ser publicada em novembro.
 
A linha acompanha a Linha 8-Diamente da CPTM. O terminal Km 21 ficará ao lado da estação de mesmo nome. Após os atrasos, a EMTU havia divulgado que ele ficaria pronto em abril. Nesta terça, a empresa prometeu entregar o serviço até junho. “Ainda neste primeiro semestre ele ficará pronto. Estamos falando de maio ou junho para entregar o terminal operando”, afirmou o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.