Linhas metropolitanas de ônibus do Alto Tietê serão modificadas

05/09/2017 - Uma das mudanças é a integração que será feita somente com o cartão BOM.

Fonte.: G1 - TV Diário


Imagem

A partir de 23 de setembro, os passageiros das linhas que circulam por Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano com destino à região da estação Brás do Metrô, na capital, contarão com um novo sistema de operação que, segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) proporcionará melhor mobilidade e maior fluidez ao transporte metropolitano.

A operação dos ônibus ficará concentrada no trecho com maior carregamento entre essas cidades do Alto Tietê e a região de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo. Segundo a EMTU/SP, aproximadamente 5 mil passageiros fazem esse trajeto por dia.

Entre São Miguel Paulista e o Metrô Brás, por onde circulam, em média, 1,5 mil pessoas diariamente, o atendimento será realizado por meio da integração entre as linhas metropolitana, somente com o Cartão BOM, sem qualquer custo adicional aos passageiros.

Ainda de acordo com a EMTU, essa nova rede de transporte também propiciará nova opção de destino para moradores de Arujá e Itaquaquecetuba e economia com a tarifa integrada entre as linhas intermunicipais. O intervalo máximo para realizar a integração entre as linhas será de 180 minutos.

Cartão BOM

A EMTU/SP destaca que os descontos na integração serão possíveis somente com a utilização do cartão BOM, que deve ser providenciado o mais rápido possível nas lojas da Autopass e nos quiosques da empresa, incluindo o da estação Brás que funciona das 5h45 às 21h30, de domingo a domingo.

Dois postos especiais, em Suzano e em São Paulo (São Miguel Paulista), serão abertos para atender estes passageiros em data e local a serem definidos.

A integração com o cartão BOM sempre deverá ser feita no trecho de conexão das linhas envolvidas, que é a partir da região do bairro Monte Belo, em Itaquaquecetuba. O principal ponto de integração dos serviços será ao longo da avenida Marechal Tito, em São Paulo.

As alterações também serão comunicadas à população por meio das redes sociais da EMTU, de cartazes afixados nos ônibus e pontos das linhas.

Linhas metropolitanas envolvidas

•038TRO Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) – São Paulo (Metrô Armênia);

•075TRO Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – São Paulo (Metrô Brás);

•075VP1 Arujá (Parque Rodrigo Barreto) – São Paulo (São Miguel Paulista);

•076TRO Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (Metrô Brás);

•144TRO Mogi das Cruzes (Estação CPTM Estudantes) – São Paulo (Metrô Brás);

•242TRO Itaquaquecetuba (Jardim Pinheirinho) – São Paulo (Metrô Carrão);

•242BI1 Itaquaquecetuba (Pequeno Coração) – São Paulo (Metrô Carrão);

•549TRO Arujá (Mirante) – São Paulo (São Miguel Paulista);

•589TRO Poá (Terminal Rodoviário Jardim São José) – São Paulo (Penha).

Mudanças operacionais

A linha 075VP1 que tem como destino São Miguel Paulista será desativada e substituída pela linha 075TRO. O ponto terminal da linha 075TRO será transferido da estação Brás do Metrô para São Miguel Paulista, concentrando o atendimento no trecho de maior demanda de passageiros.

Para chegar ao Metrô Brás os passageiros poderão fazer a integração com a linha 076TRO, por meio do cartão BOM sem custo adicional. A linha 076TRO terá seu ponto terminal transferido de Poá para Itaquaquecetuba, próximo à estação Manoel Feio, da CPTM.

Os passageiros de Poá serão atendidos pela linha 589TRO e para chegar ao Metrô Brás deverão fazer a integração com a linha 076TRO, utilizando o BOM.

A linha 144TRO, com destino ao Metrô Brás, será desativada e substituída pela 038TRO. Para chegar ao Metrô Brás os passageiros de Mogi das Cruzes e Suzano deverão fazer a integração com a linha 076TRO, por meio do BOM.

A integração com a linha 076TRO propiciará uma nova opção de transporte para o Metrô Brás aos moradores dos bairros Mirante, em Arujá, e Jardim Pinheirinho e Pequeno Coração, em Itaquaquecetuba.

Economia

Com a implantação desse novo sistema de operação, os passageiros de Mogi das Cruzes com destino ao Metrô Brás terão uma economia de 11% no pagamento da tarifa.

Os passageiros de Arujá, dos bairros Parque Rodrigo Barreto e Centro, contarão com um desconto de 12% com a tarifa integrada entre as linhas 075TRO e 076TRO.

Os passageiros de Itaquaquecetuba, do bairro Monte Belo, terão uma economia de 25% no pagamento da tarifa para chegar ao Metrô Brás, já que passarão a utilizar a linha 076TRO em substituição à linha 144TRO.